-
Arquitetos: mw|works architecture+design
- Área: 105 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Andrew Pogue
-
Fabricantes: DuPont, Arauco, Chown Hardware, Corian, Ipe, Lueders Limestone, Milgard, Quantum Windows & Doors, Viroc
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa está situada em uma exuberante floresta em um penhasco voltado para o norte sobre o Canal Hood, com vistas distantes para a Baía Dabob. Projetada para reaproveitar uma fundação existente, a nova edificação tem pouco mais de 20 m². A forma simples em meio à floresta apresenta um exterior austero que contrasta um interior aconchegante e claro.
Os proprietários vivem em tempo integral em Houston, Texas, mas têm passado muitas temporadas de verão com a família em uma propriedade próxima, fora de Seabeck. Eles amavam a natureza selvagem do Canal e imaginavam aqui um pequeno retiro próprio. As primeiras reuniões de projeto focaram na criação de uma estrutura compacta e moderna que fosse simples e barata de construir. Intencionalmente restrito a uma fundação existente, o conceito cresceu a partir dessa premissa – uma caixa simples com grandes aberturas esculpidas no telhado e nas paredes que incorporam seletivamente as vistas e a luz natural.
Os visitantes chegam ao terreno por sua porção sul. Uma cobertura delgada marca a entrada e emoldura as vistas para o Canal abaixo. As elevações norte e oeste, mais transparentes, trazem a paisagem e a visão distante para dentro do espaço, enquanto as elevações sul e leste permanecem na maior parte sólidas, protegendo o olhar da entrada de automóveis e das propriedades vizinhas. Claraboias foram posicionadas no telhado, trazendo luz e vista para as estrelas sobre a cama e no chuveiro.
O cedro preto oxidado e os painéis de cimento enegrecido revestem o exterior, enquanto painéis de MDF pintados de tons claros e compensados de pinho aquecem e iluminam o espaço interno. Em um ensolarado canto oeste da casa, um grande pátio se estende até a paisagem e conecta o edifício ao terreno, atuando como um ponto de partida para o conjunto de trilhas que desce até a beira da água.
A restrição de área a ser construída serviu como uma ferramenta eficaz para orientar o processo de projeto. Focou-se no essencial e itens extras foram cortados tanto por desejo quanto por um orçamento muito modesto. O projeto resultante espera capturar a essência da cabana moderna – pequena em tamanho, mas muito maior que seus limites.